APCC

José Manuel Durão Barroso

José Manuel Durão Barroso exerceu o cargo de Presidente da Comissão Europeia durante dois mandatos consecutivos, de 2004 a 2009 e de 2009 a 2014. Antes da sua passagem pela Comissão Europeia, ocupou diversas funções no Governo de Portugal ao longo de doze anos, incluindo os cargos de Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros. No âmbito académico, desempenhou funções como professor visitante na Universidade de Georgetown e na Universidade de Princeton. Atualmente, é professor visitante na Universidade Católica Portuguesa e no Instituto Universitário Europeu, na Escola de Governança Transnacional, em Florença.

Para além das suas atividades académicas, Durão Barroso assumiu papéis de liderança de relevo no setor privado. Foi Presidente do Conselho de Administração da Goldman Sachs International a partir de 2016 e atualmente exerce o cargo de Presidente do Conselho de Consultores Internacionais da Goldman Sachs. Adicionalmente, é Presidente do Conselho de Administração da GAVI, a Aliança para as Vacinas. De destacar que, em 2012, recebeu o Prémio Nobel da Paz em nome da União Europeia, em reconhecimento pelos seus contributos para a paz e reconciliação na Europa.

Sebastién Fernandéz de Lara

Com mais de 25 anos de experiência em centros comerciais, Partner Director da divisão de Retalho da consultora de investigação estratégica Hamilton, é um grande observador das tendências de consumo e um dos principais analistas e especialistas do setor no mercado ibérico.

Há 20 anos, é membro do Comité Técnico de Comerciantes da AECC, da qual é colaborador habitual em diversos Fóruns e Congressos. Orador em diferentes cenários da Europa e da América Latina, é também colaborador regular de diversos meios de comunicação especializados em marketing e retalho, bem como de várias universidades espanholas (UCM, UB, UAH, UV…).

É um apaixonado pela inovação, convicto de que a evolução de qualquer empresa está no desenvolvimento do talento das suas equipas e um grande defensor da necessidade de humanização das marcas para fazer face às exigências da sociedade e do consumidor atual.

Carla Pinto

Carla Pinto é Diretora Executiva da APCC – Associação Portuguesa de Centros Comerciais, Administradora da Fundação Crédito Agrícola e membro do Conselho Consultivo do GRACE – Empresas Responsáveis

A nível académico, é Professora Convidada e Investigadora na Universidade Católica Portuguesa.

Foi Gestora de Capital e Dívida no Banco Português de Fomento, Assessora na PME Investimentos – Sociedade de Investimento S.A, Vice-Presidente Executiva na Cooperativa António Sérgio para a Economia Social – CASES, Gestora de Projetos no setor da saúde e consultora em diversas entidades e projetos nas áreas da responsabilidade social, sustentabilidade e gestão estratégica. Foi, ainda, responsável pela estruturação, implementação, desenvolvimento e gestão de vários projetos nos setores público e privado.

Cristina Moreira dos Santos

Cristina Moreira dos Santos é Diretora Executiva de Gestão e Comercialização de Ativos Imobiliários da Sonae Sierra desde 2021, bem como membro do Comité Diretivo de Sustentabilidade. Anteriormente, foi Diretora Geral de Gestão de Ativos Imobiliários para a Península Ibérica, com responsabilidades sobre a Gestão e Comercialização dos mesmos. Entre 2012 e 2016, desempenhou o mesmo papel para Portugal. Antes disso, Cristina foi Diretora do NorteShopping, depois de se ter juntado à empresa como Diretora Adjunta do GaiaShopping em 1995.​

Atualmente, Cristina Santos é também Presidente da Associação Portuguesa de Centros Comerciais, uma entidade com mais de 180 empresas associadas.

Paulo Sarmento

Paulo Sarmento – Head of Transactional Services at Cushman & Wakefield Portugal

Paulo possui 38 anos de experiência profissional, dos quais 29 anos dedicados ao setor internacional de Investimento, Desenvolvimento e Gestão Imobiliária. Detém um vasto conhecimento nas áreas de investimento em imóveis comerciais (todas as classes de ativos), desenvolvimento de projetos de uso misto, arrendamento, gestão de propriedades e gestão de ativos.

Como gestor experiente em operações transfronteiriças, Paulo trabalhou na criação de projetos e empresas de retalho imobiliário em Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Croácia, Sérvia, Eslovénia, Brasil e Reino Unido.

Tem ainda experiência em gestão geral, tendo desempenhado funções como Country Manager para Itália e Brasil.

Os seus primeiros 8 anos de experiência profissional foram desenvolvidos nas áreas de marketing, vendas e recursos humanos, nos setores de consultoria empresarial, retalho automóvel e mobiliário de escritório.

Fernando Ferreira

Com mais de 20 anos de experiência no mercado imobiliário, Fernando Ferreira tem um percurso sólido. Anteriormente, ocupou posições de liderança em empresas de renome no sector, incluindo a JLL, onde esteve durante sete anos como Head of Capital Markets Portugal, e a Cushman & Wakefield, onde iniciou sua carreira no departamento de Avaliações, transitando em 2007, pouco antes da crise financeira, para o departamento de Investimento.
Formado em Gestão de Empresas, Fernando soma ainda no currículo uma passagem pela banca, tendo assumido a responsabilidade pela área de ativos imobiliários estratégicos no BES, como Head of Strategic Real Estate Assets.

Marta Sá Martins

Licenciada em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST – UTL) e Pós-Graduada em Gestão Imobiliária e Avaliação pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG – UTL). Marta Martins é coordenadora da área de Retalho de Capital Markets da JLL. Com mais de 15 anos de experiência no setor, Marta começou a sua carreira como Consultora em Avaliações Imobiliárias, e mais tarde foi Senior Consultant na área de Real Estate de Financial Advisory Services. Em 2016 ingressou na JLL como coordenadora do setor de Retalho no Departamento de Avaliações, tendo em 2022 transitado para o Departamento de Capital Markets, onde trabalhou a área de escritórios. Recentemente, em 2024, assumiu a função de coordenação da área de Retalho.

Sofia Ferreira de Almeida

Sofia Ferreira de Almeida tem uma vasta experiência em gestão de ativos, com um percurso sólido no setor da banca de investimentos e em posições-chave no mercado imobiliário. Foi Diretora de Capital Markets na CBRE e Senior Asset Manager na Square AM em Portugal, onde assessorou investidores estrangeiros, como a Signal Capital, em aquisições de ativos, reposicionamento e alienações. Antes de integrar a equipa da Nhood, fundou a sua própria empresa de gestão de ativos, prestando consultoria a diversos investidores. Atualmente, é Head of Property & Asset Services e Head of Market da Nhood Ibéria

Grant Dudson

Grant Dudson é um diretor criativo premiado, com mais de 14 anos de experiência, especializado na conceção e realização de experiências de marca impactantes, eventos, design espacial e arte imersiva. Desde a liderança da estratégia criativa global de experiências para as marcas Johnnie Walker Blue Label e Black Label até ao design de instalações de arte imersiva para marcas como Tudor e Talisker, entre outras, Grant está constantemente a explorar os limites do possível no âmbito das experiências.

O seu trabalho abrange desde instalações de arte imersiva para marcas como a Ford até ações de comunicação globalmente reconhecidas, como a campanha premiada da HP, Bending The Rules, e a criação de campanhas para entidades como a Buzz Aldrin Share Space Foundation, para o 50.º aniversário da chegada à Lua. Além disso, realizou projetos de grande escala, como a instalação de projection mapping para a Ferrari no Ferrari World Abu Dhabi.

João Bernardo Duarte

Doutorado em Economia pela Universidade de Illinois (EUA).

Desempenhou funções na Universidade Federal  de Pernambuco (Brasil), Universidade de Illinois (EUA) e Universidade de Cambridge (RU).

Com investigação focada no Mercado Imobiliário e Transformações Estruturais.

Gere, juntamente com o Prof. Pedro Brinca, o grupo de investigação MacroNova.

Membro do Knowledge Center Economics for Policy da Nova SBE, onde desenvolve estudos, juntamente com o Prof. João Duarte, como o “O Futuro do Trabalho em Portugal: O Imperativo da Requalificação” (2019), “ReSkill Hub: Acelerar a Requalificação Profissional em Cascais” (2021), “Avaliação do Impacto do Crédito ao Consumo na Economia Portuguesa” (2019), “Avaliação de Impacto do Setor Cervejeiro na Economia Portuguesa” (2021), “Avaliação de Impacto Económico da Cadeia de Valor das Baterias” (2021) e a “Avaliação do Impacto dos Fundos Estruturais nas Diferentes Regiões em Portugal” (2021). Desenvolve(u) também diversos projetos com uma forte componente de capacitação pela DG Reform, tais como o SRSS/SC2019/128 para o Ministério das Finanças (GPEARI).