APCC

Marc Vidal

Analista económico e divulgador tecnológico considerado uma das figuras mais influentes em Economia Digital, com mais de dois milhões de seguidores nas redes sociais e sendo um dos palestrantes mais requisitados atualmente.

Foi selecionado como TopVoices LinkedIn, Top100 Forbes Influencers, Top100 Líderes Inovadores do Século XXI e Top100 Most Creative People in Business.

Como consultor internacional, lidera sua própria consultoria, Allrework, que trabalha com clientes como Microsoft, IBM, Allianz, Deloitte, Mercedes Benz, Telefónica, Adobe, PWC, CaixaBank, Amazon e uma dúzia de governos em todo o mundo. Ao mesmo tempo, atua como advisor do d-LAB do Mobile World Capital, conselheiro da aceleradora de negócios digitais Conector Startup Spain e analista económico em diversos meios de comunicação globais.

É um dos analistas que previram a crise económica antes que ocorresse. Em 2006, escreveu sobre o que aconteceria anos depois, sem alarmismo, e sob a ótica de oportunidade histórica. Por isso e outros motivos, seu blog foi premiado com o terceiro lugar nos EuroBlogs Awards como melhor blog europeu e recebeu uma das menções como melhor blog da Espanha.

Publica seus livros pela editora Planeta. Os mais destacados são Contra a cultura do subsídio, Uma formiga em Paris (traduzido para várias línguas e selecionado como um dos dez livros indispensáveis pela Revista Forbes) e seu último livro, A Era da Humanidade, já na 12ª edição.

Anteriormente, fundou a consultoria digital Cink, adquirida pela multinacional Llorente e Cuenca anos depois. Também foi criador e diretor do pós-graduação em Estratégia Digital em Redes pelo IL3 da Universidade de Barcelona, membro do Grupo de Pesquisa em Nova Economia da Universidade Politécnica de Madrid e primeiro diretor da extinta revista Westinghouse New Economy.

Atualmente reside em Madrid, embora tenha vivido em uma dezena de países. Suas músicas favoritas são interpretadas por Frank Sinatra, Noel Gallagher e Lana del Rey. Seus filmes preferidos são Solaris e Metrópolis e seus escritores favoritos, Ray Bradbury e Arthur C. Clarke. Torce para o RCD Español, mas seus desportos favoritos são o rugby e o handebol. Sua maior paixão é seu filho Max e sua esposa Lara.

Curiosidade: O seu primeiro negócio foi aos 12 anos, quando pediu dinheiro à mãe para comprar cromos e revendê-los com base na escassez dos mais procurados. Apresentou à mãe um plano de negócios para demonstrar que traria lucro ao investimento dela. Foi aí que descobriu que um plano de negócios nem sempre resulta como o previsto.